Testemunho do Pastor colombiano Medardo Enrique Oviedo Machado
Coordenador regional de projetos da Portas Abertas na Colômbia. Fundou em 2007 o Instituto Bíblico Peniel, seminário que já formou muitos líderes e pastores da zona rural do norte da Colômbia. Medardo já plantou diversas igrejas nas montanhas e mesmo sendo ameaçado de morte desde sua juventude por grupos armados, ainda serve firmemente ao Senhor.
Medardo conheceu ao Senhor através de sua avó materna, que cumpriu a função de ser seu pai e mãe. A partir dos 19 anos de idade tornou-se um fiel seguidor de Jesus Cristo. Já são 14 anos como pastor em contextos de violência, restrição e perseguição.
Ele é membro da Denominación de Iglesias Evangélicas del Caribe (AIEC), fundada pela Misión Latino Americana – “LAM”.
Sua primeira experiência ministerial consistiu em fundar uma igreja, onde os resultados não foram somente medidos pelas pessoas convertidas, mas também pelas instalações que a igreja adquiriu (1998-2000). Foi nesse tempo e lugar onde ocorriam as batalhas mais duras e violentas entre a FARC e a AUC (grupos armados ilegais de guerrilheiros e paramilitares) no Estado de Córdoba, Colômbia.
Posteriormente a esse evento, Medardo foi pastor em um vilarejo chamado Santa Fé de Ralito, onde ficou conhecido nacionalmente e internacionalmente por ter sido o centro dos diálogos entre o governo nacional e as Autodefensas Unidas de Colombia (AUC) entre os anos de 2003 e 2005.
Depois que se casou, seguiu com os estudos do ensino médio. Realizou seus estudos teológicos no Seminário Bíblico de Colômbia na cidade de Medellín (2004-2008). Durante esse tempo, Medardo apoiou a fundação de duas igrejas na cidade e serviu na Confraternidad Carcelaria de Colombia [Capelania Carcerária da Colômbia] para evangelizar, aconselhar e orar por prisioneiros nos pavilhões de segurança máxima na Prisão de Itaguí.
Por outro lado, enquanto estudava em Medellín, Medardo foi coordenador voluntário da Portas Abertas Colômbia no sul da região de Córdoba e da parte baixa de Cauca Antioqueño, viajando periodicamente para promover e ministrar diversos treinamentos da organização.
Por ser um pastor que exerce seu ministério em contextos de violência, Medardo sofreu na própria pele ameaças de morte e isolamento pelos grupos armados ilegais de extrema direita. Além disso, tem acompanhado pastores e líderes e igrejas de zonas rurais na costa norte colombiana, especialmente os que estão no meio do fogo armado ilegal e do isolamento de famílias cristãs. Ele também tem acompanhado e visto os irmãos na fé que têm perdido seus entes queridos nessa região.
Durante os diálogos do governo nacional com a AUC, Medardo participou como representante das igrejas evangélicas sendo guia espiritual e inspetor de todo o processo. Sua participação no desarmamento do grupo na região foi fundamental, por isso, foi convidado a atuar em três desmobilizações dos grupos ilegais entre os anos de 2005 e 2006.
Nos últimos quatro anos, ele tem pastoreado Iglesia Centro Cristiano Peniel no vilarejo de Corinto em Santa Fé de Ralito, jurisdição do município de Tierralta, no Estado de Córdoba. Esse lugar é uma zona de difícil acesso, onde as possibilidades de superação pessoal são muito precárias.
Nesse tempo de desenvolvimento ministerial, Medardo vem realizando três projetos na obra de Deus na Colômbia, que são muito diferentes de outros empreendimentos com a mesma natureza:
Nesse tempo de desenvolvimento ministerial, Medardo vem realizando três projetos na obra de Deus na Colômbia, que são muito diferentes de outros empreendimentos com a mesma natureza:
1. Fundador e o diretor do Instituto Bíblico Peniel. Esse instituto foi criado com o propósito de formar uma nova geração de ministros campesinos, que possam apoiar o labor ministerial nos contextos de violência e restrição para viver e compartilhar a fé sem sair de seus lugares de origem. Em novembro de 2011, esse projeto educativo formou sua primeira turma de estudantes com 17 jovens graduados. Neste momento, existem 24 novos alunos no instituto.
2. Fundador de um grupo de trabalho ministerial, que tem o objetivo de apoiar e acompanhar igrejas e pastores em mais de 26 comunidades nas montanhas que ficaram isoladas por causa do conflito armado na região.
3. Devido às circunstâncias, as relações e a experiência de trabalho nas zonas de violência, Medardo serve de mediador e facilitador em sua região entre as famílias campesinas e os líderes dos grupos armados ilegais, evitando assim assassinatos, isolamentos e expulsões nas regiões vizinhas.
É importante ressaltar que todo esse trabalho ministerial só foi realizado graças ao apoio da Portas Abertas Colômbia, que desde o ano de 2001, quando descobriu a história do pastor Medardo, vem auxiliando seu ministério. A organização o encontrou no ápice das ameaças de morte e, na época, ele não tinha sem sequer terminado o ensino médio.
Pastor Medardo dá graças a Deus, porque desde que conheceu a Portas Abertas tem sido apoiado juntamente com sua esposa para o ministério ao qual foi chamado, seguindo até hoje como coordenador e professor dos treinamentos da organização.
Data de nascimento: 28 de outubro de 1976
Estado civil: casado há 11 anos com Luz Mary Pastrana Macías com quem teve três filhos (dois do matrimônio e um adotivo). Juan Alberto (10 anos), Andrés Felipe (4 anos) y Luis Ángel (21 anos).
Estado civil: casado há 11 anos com Luz Mary Pastrana Macías com quem teve três filhos (dois do matrimônio e um adotivo). Juan Alberto (10 anos), Andrés Felipe (4 anos) y Luis Ángel (21 anos).
2
EncuestaNoviembre 2006Editor: Ted LimpicComibam InternacionalCalle Hipócrate, 88ArmillaGranada, 18100EspañaTel: +34 (958) 469-567, Fax: +34 (958) 469-772Email: comibam@comibam.org